domingo, 22 de maio de 2011

... Porque as "verdades" não são absolutas? ...

    Diante de tantas teorias e diversas formas de se conceber o mundo, constantemente me deparo com um questionamento, uma dúvida, que ocasiona incômodo e me impulsiona a querer refletir sobre o tema: "porque existem tantas "verdades"?..." De fato, cada verdade ou verdades, é sustentanta por todo um pensamento sistematizado que lhe confere validade, possibilitando que seus conceitos e sua estruturação do real, sejam coerentes com seu discurso. 
    Muitos já escreveram que as "verdades", podem ser ideológicas, construções do sistema, afim de "maquiar" o real, permitir a instauração da injustiça...naturalizando a exploração da minoria sobre a maioria...Concordo, essa é uma argumentação válida. Mas hj não me proponho a discursar sobre esse tema. Quero apenas me lançar a este questionamento: ...o porquê de tantas "verdades" coexistirem?... Foi uma afirmação que me permitiu entender, o porquê de tantas "verdades"...
    O mundo é um fenômeno, e cada ser vivente possui a capacidade de concebê-lo, nomeá-lo, dar sentido...
    Se somos seres totados de pontencialidades e inventividade, dentro dessas caracaterísticas que são específicas da existência humana, existe a possibilidade de vivenciar o mundo, enquanto fenômeno (detro de nossas percepções) talvez esteja aí a resposta para o meu questionamento...
    O homem está lançado no mundo, e nesse mundo que ele se constroí, através das relações com outros seres humanos...diferentemente dos outros seres, a existência humana, comporta um característica que lhe é singular, uma busca constante  de um atribuir de sentido a sua própria existência...Nessa busca de sentido, o homem faz suas escolhas, na medida em que as mesmas lhe dão sentido, conferem a sua existência uma significação. 
   Em cada sistema cultural, de acordo com a forma com que se significa o mundo(formas de estruturação da realide) as verdades se constroem para ser o sustentáculo de cada "mundo", atribuindo sentido as vivências do homem. 
   Conclui então, o porquê de tantas "verdades", elas existem pois atribuem siginificado ao mundo...dão sentido a existência. Não existe portanto, ao meu ver, uma verdade universal, absoluta, mas uma coexistências de verdades, de formas de se vivênciar a existência. Se constituem como verdades, na media em que dão sentido. Acredito então que as "verdades", sempre irão coexistir, e um concesso de universalidade nesse ponto se torna impossível. 
    Que coexistam então! Mas que tenham a capacidade de compreender que elas são verdades, pelo motivo acima apresentado. Não poderei impor a minha "verdade", pois ela comporta a minha singularidade, minha forma de conceber o mundo...






Nenhum comentário:

Postar um comentário